quinta-feira, 16 de junho de 2011

I Seminário Internacional da Procuradoria Especial da Mulher

Centenas de vereadoras, deputadas estaduais e federais do Brasil e do mundo reuniram-se no dia 16/06 para o 1o Seminário da Procuradoria Especial da Mulher, em Brasília.
As integrantes no Movimento de Mulheres da Pimavera, Priscila e a vereadora Eva Schran, participaram desse grande evento em prol da maior participação política das mulheres, com o lema: Experiências parlamentares e tendências latino-americanas em gênero.
Palestrantes brasileiras, norte-americanas, argentinas e panamenhas promoveram uma empolgante discussão sobre as oportunidades das mulheres no mundo político representativo, seus desafios, seus apoios, suas conquistas e ainda a co-divisão do trabalho familiar.
Para saber mais sobre o evento e assistir as palestras acesse:
 
O que á a Procuradoria?
Regimentalmente, cabe à Procuradoria receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo federal que visem à promoção da igualdade de gênero; cooperar com organismos nacionais e internacionais; além de promover pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher.
“Precisamos chegar à base. A partir de agosto, vamos para os estados. Vamos tentar sensibilizar governadores, o Ministério Público, os órgãos de cada estado para que as assembleias legislativas criem as suas procuradorias”, disse Elcione Barbalho, procuradora da Mulher na Câmara.
 FOTO: Ministra Iriny Lopes (Secretaria Políticas para Mulheres), Deputada Rosinha (PTdoB), Louise Cord (Banco Mundial) e Senadora Marta Suplicy (PT)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Grupo de Estudos do Movimento

Neste domingo, dia 19/06/11 teremos mais um importante Grupo de estudos do Movimento de Mulheres da Primavera.No nosso último encontro, conversamos brevemente sobre, direitos sexuais e reprodutivos, um dos eixos do Congresso Paranaense da UBM (União Brasileira de Mulheres), e agora conversaremos o segundo eixo, mídia e comunicação.
Sua participação é muito importante, pois fortalece nosso movimento, nossa amizade e aumenta nosso conhecimento.


Então.... até domingo, dia 19/06 as 8:30 na Casa da Cidadania!

Convide mais uma amiga, mãe, filha, vizinha!

Bjinhos meninas...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

8° Congresso Nacional da União Brasileira de Mulheres - UBM

Ativistas da União Brasileira de Mulheres (UBM) de todo o país participaram nesta sexta-feira (10), até o domingo (12), na cidade de Praia Grande (São Paulo), da 8ª edição do Congresso Nacional da UBM. As temáticas da luta feminista que têm de estar na pauta do congresso nacional farão partes dos debates presentes neste evento que tem como tema central “A participação política da mulher e o desenvolvimento do Brasil". A abertura do 8º Congresso da UBM ocorreu sexta (10), às 17 horas, na Câmara Municipal de São Paulo.
A temática central do 8º Congresso foi a Participação Política da Mulher e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, e teve como subtemas: Trabalho e Autonomia Econômica, Educação Inclusiva, Não Sexista, não homofóbica, Cultura e Mídia, Reforma Urbana e Meio Ambiente e A Luta Contra a violência Doméstica e Familiar.
O evento aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de junho, com abertura na Câmara Municipal de São Paulo e debates e plenária na cidade de Praia Grande (SP). As ubemistas ficaram alojadas na Colônia de Férias dos Têxteis, que comporta 290 lugares, e também na dos Metalúrgicos (200 lugares).
O Movimento de Mulheres da Primavera também esteve presente no evento com as representantes Aline Cristina Schram e Sirlei Angelita Gadens. Elas foram escolhidas após a participação de 11 integrantes do Movimento na Conferência Estadual da UBM em São José dos Pinhais, que aconteceu no dia 21 de maio.
Fonte adaptada: www.ubmulheres.org.br

Confira as fotos do Congresso:




 

sábado, 11 de junho de 2011

MOVIMENTO PELA NÃO VIOLÊNCIA NO NAMORO

No dia 10 de junho, o Movimento de Mulheres da Primavera e o Clube Internacional Soroptimista de Guarapuava desenvolveram no Colégio Leni Marlene uma conversa com os alunos e alunas das 8as séries e do Ensino Médio, sobre a prevenção da violência no namoro.
Com um questionário de linguagem jovem, é possivel perceber se o menino ou a menina estão num relacionamento abusivo.
Por ocasião do Dia dos Namorados, a intenção dessas organizações femininas é promover o diálogo no namoro como prevenção de abusos do relacionamento.
Confira abaixo o material utilizado e aproveite para avaliar o seu namoro:

domingo, 5 de junho de 2011

Bem-Vindas

Boa Tarde a todas!
Hoje estamos lançando a logo do nosso Movimento, juntamente com o blog!

Beijos e Abraços