Na 9a edição da Romaria da Mulher serão abordados temas de grande importância na busca do equilíbrio de gênero na sociedade. Para que você conheça mais o que será tratado na Romaria e ficar com muita vontade de participar, compartilhamos com todas e todos algumas breves consideraçoes que elaboramos nas ultimas reuniões.
"VIDAS SEM MALES, MULHERES E HOMENS JUNTOS PELO EQUILIBRIO!"
A Romaria será organizada em 5 grandes momentos, os quais abordarão sobre o equilibrio nas dimensões: 1)Casal e família, 2) Juventude e as pessoas excluídas, 3) Ecologia, 4) Saúde pública e 5) o anúncio de ações que podem melhorar as relações humanas.
1) Casal e família - O equilibrio de gênero em uma relação só é possível quando mulheres e homens, juntos, se dispõe a viver em solidariedade. Não basta apenas as mulheres buscarem um convívio amoroso se os homens não buscam uma relação entre iguais. É preciso ressaltar que na família não deve haver submissão, que a responsabilidade na educação dos filhos é do pai e da mãe e que não se deve admitir nenhum tipo de abuso de poder ou força. Aqui fica claro que a Romaria da Mulher não é somente para a mulher, mas sim para todas as pessoas que buscam relações humanas mais generosas.
2) Juventude e pessoas excluídas - Os jovens tem sido reféns de inúmeras violências - físicas e psicológicas - como o bulliyng, o desemprego, a falta de espectativa de vida, as drogas, desilusões, a falta de afeto e a busca por um mundo apenas virtual. O desamor entre os seres humanos está ficando alarmante a cada dia, já não é chocante encontrar um mendigo dormindo na rua, uma briga na escola ou um espancamento por motivos mínimos. Precisamos renovar nossas atitudes, promover o amor e a busca pelo bom convívio entre irmãos e irmãs.
3) Ecologia - Segundo Iris Boff, enquanto a humanidade não atingir o equilibrio nas relações de gênero e não perceber que o mundo é uma rede de energias trocadas entre humanos, animais e natureza ela não sentirá a importância de cuidar da mãe Terra. Aqui também fica claro que o que a Romaria busca não é apenas a emancipação da mulher, mas sim o envolvimento de todos e todas num compromisso com sociedade.
4) Saúde - o equilibrio da mente e com a alimentação é refletido no corpo e infelizmente a saúde pública não tem tido condições de garantir qualidade de vida aos filhos e filhas de Deus. "Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas, pelo remédio para aliviar a dor! Este é teu povo, em longas filas nas calçadas, a mendigar pela saúde, meu Senhor!" Trecho do Hino da Campanha da Fraternidade 2012.
5) Anúncio - Por fim de nada adianta denunciar tantas injustiças se não se anunciam as atitudes de organizaçoes e movimentos sociais que estão na luta contínua por um mundo melhor, se não motiva e mostra alternativas para aliviar os sofrimentos e garantir vida mais digna ao povo de Deus.
Todas essas reflexões serão abordadas durante a caminhada da romaria por meio de teatro, danças, músicas e apresentações, de forma dinâmica e envolvente.