domingo, 11 de março de 2012

9a Romaria da Mulher consagra luta pelo equilíbrio de gênero

Vindos de todos os cantos da cidade, muitas mulheres e homens se reuniram no dia 11/03/12 para participar com muito entusiasmo da 9a Romaria da Mulher, no bairro Primavera, em Guarapuava-PR!
Com um café da manhã, fruto da partilha, a romaria deu início refletindo sobre o equilibrio das relações domésticas entre pais, mães e filh@s.
Iniciada a caminhada rumo ao Bairro Xarquinho tratou-se de temas como bullying, violência na juventude e dependência química, sem contar com os temas acerca do equilibrio com a natureza e na saúde.
O envolvimento d@s participantes era contagiante, desde o primeiro teatro até a benção final, os romeiros e romeiras cantaram, dançaram uns com os outros, questionavam as situações de falta de equilíbrio, batiam palmas e comemoravam, enfim eles se sentiam parte integrante de toda romaria.
No fim da Romaria, como forma de esperança foram anunciadas diversas inicitivas de pastorais, movimentos sociais e organizações que ja estão contribuindo por um mundo mais justo e ainda foi relembrado que na Romaria do ano passado, o movimento de mulheres do bairro primavera e o mandato da Vereadora Eva Schran lancaram um abaixo assinado por construçoes de novas creches em Guarapuava. Foram reunidas mais de 3mil assinaturas que foram entregues nas mãos da assessora da Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, em janeiro deste ano. Esse abaixo-assinado gerou notícias para diversos meios de comunicação da cidade e toda cidade percebeu que são necessárias mais creches. Isso gerou uma certa pressão e em 2011 a Prefeitura de Guarapuava assinou o convênio para a construçao de 10 novas creches. Essa é uma açao positiva do movimento de mulheres e do mandato da vereadora Eva Schran em prol das mulheres e crianças guarapuavanas.
sobre o abaixo assinado das creches
Esse foi um dia marcante para a história de Guarapuava, porque centenas de pessoas foram envolvidas e motivadas a construir uma sociedade com mais equilíbrio de gênero e mais solidariedade nas relações humanas.
"Vidas sem males, mulheres e homens juntos pelo equilíbrio!"

TEXTO - Priscila Schran de Lima
FOTO - Luana Kaminski

Nenhum comentário:

Postar um comentário