quinta-feira, 12 de março de 2015

Movimento de Mulheres entrega Diploma "Mulher Cidadã" para a Profª Dra. Rosemeri Moreira

Aconteceu na noite de ontem (11), na Câmara Municipal de Guarapuava, a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a entrega do Diploma Mulher Cidadã. O Diploma Mulher Cidadã foi instituído através do Projeto 02/2002, de autoria das vereadoras Maria José Mandu Ribeiro Ribas e Maria Magdalena Nerone. A entrega do Diploma acontece desde 2003. Este ano, 15 mulheres foram agraciadas com a honraria.
Eliane Santos entregando o Diploma "Mulher Cidadã"
O Movimento de Mulheres da Primavera indicou a Profª Dra. Rosemeri Moreira por ser uma feminista comprometida e engajada com os movimentos sociais e manifestações populares.
Conheça um pouco de sua trajetória:
Rosemeri Moreira é mãe de uma filha, Carolina Teles, e de um filho,Vitor Teles Moreira . Nascida em Turvo sempre valorizou a educação vinda de casa, em especial da sua mãe Anair Guedes Moreira. Em algumas palestras ela sempre fala que antes de ser doutora, ela é filha da D. Anair, mulher forte e guerreira que vive no interior, educou 5 filhas e 2 filhos e os ensinou a serem protagonistas das suas vidas.
(continua)

Rosemeri foi Policial Militar. É graduada em História pela Unicentro (2000), mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professora do Curso de Graduação em História da Unicentro e do Programa de Pós Graduação em História e Regiões. Integrante do Laboratório de História Ambiental e Estudos de Gênero.
Nossa homenageada é uma mulher da ciência, mas o que nós queremos valorizar nesse dia é o seu engajamento com a luta das mulheres de Guarapuava. Rosemeri é integrante da Marcha Mundial de Mulheres, foi uma das organizadoras da primeira Marcha das Vadias, realizada em 2012, ocasião pela qual esteve aqui no plenário da Camara para sensibilizar o poder legislativo acerca da violência contra as mulheres. É a coordenadora do Projeto de Extensão Promoção à Autonomia e Empoderamento das Mulheres promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Unicentro e Governo Federal voltado para professores da rede pública municipal de ensino e assistentes sociais. Escreveu os teatros “Somos todas Maria” para a 10ª Romaria da Mulher organizada pelo Movimento de Mulheres da Primavera, que aborda a história de opressão do gênero feminino e foi apresentado em diversos eventos no município. E o teatro “Sei o meu valor... acredito no meu trabalho” para o 6º Encontro das Mulheres que lutam e sonham” organizado também pelo Movimento de Mulheres da Primavera, que aborda sobre a valorização do trabalho doméstico. Por último envolveu-se plenamente na luta dos professores estaduais contra o sucateamento da educação no Paraná.
Rosemeri é uma feminista que milita em diversos espaços pela causa das mulheres. Escreveu dezenas de textos de opinião para o Diário de Guarapuava, livros, capítulos de livros e artigos que foram publicados em seminários e congressos.
Rosemeri é uma feminista que não cansa da luta e que com certeza seguirá lutando até que todas sejamos livres!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário