quarta-feira, 4 de março de 2015

12ª Romaria da Mulher acontece neste domingo

Evento vai abordar sobre as lutas pela educação pública no Paraná

No dia internacional da mulher, domingo (8), o Movimento de Mulheres da Primavera promove a 12ª Romaria da Mulher com o tema “Nenhum direito a menos: na caminhada com o povo de Deus”. A Romaria inicia às 8h com café da manhã em frente ao Colégio Leni Marlene Jacob, Bairro Primavera.
“Iniciaremos a caminhada em frente ao Colégio porque queremos apoiar a luta dos professores, estudantes e funcionários pela educação pública no Paraná. Muitas mães e pais participam da Romaria e queremos que eles compreendam a luta pela educação”, explica a presidenta do Movimento, Rosiane Silva.

Todo ano a romaria aborda um tema social que está ligado com as necessidades, anseios e lutas do povo, por isso a 12ª edição aborda a crise de direitos e a crise da educação pública no Paraná devido às mudanças propostas pelo Governo do Estado. A metodologia do evento se dá por meio da denúncia e do anúncio. Denuncia-se os desmandos do governo estadual e anuncia-se a necessidade  de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político para mudar as regras do atual sistema que ainda tem muitos compromissos com financiadores de campanha e poucos com a população.
“Nossa Romaria é uma manifestação e ao mesmo tempo é uma celebração. Cantamos, fazemos teatros, rezamos e lutamos pelos direitos do povo de Deus. Estamos juntos na caminhada com esse povo pela permanência dos direitos conquistados e por avanços na educação pública”, finaliza a presidenta.
A Romaria segue em caminhada até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia.

Desenho e tema da 12ª Romaria da Mulher
Este ano a Romaria aborda um tema que está afetando a vida de vários paranaenses: O corte de verbas e o ataque a direitos conquistados dos trabalhadores do Estado do Paraná.
      Foi preciso muitos protestos, greves, negociações, resistência e luta de professores, alunos, trabalhadores da saúde, do transporte e de vários outros setores para termos os direitos trabalhistas atuais. Com a justificativa de medidas de contenção de gastos o governo do Paraná vem tomando uma série de medidas:
    •Aumento em 40% nos impostos como IPVA e ICMS; •Taxação/cobrança dos aposentados; •Fechamento de turmas e escolas; • Atraso no pagamento de professores;• Demissão de mais de 30 mil professores e funcionários como merendeiras e serventes; • Corte das verbas que sustentam a UNICENTRO e outras universidades estaduais; • Falta de repasse das verbas para compra de merenda, pagamentos de luz e água nos prédios estaduais. Além da tentativa de subtrair R$ 8 bilhões de reais da previdência dos servidores estaduais.
    Com essas medidas não há meios de qualquer escola ou universidade estadual funcionar. É como se não tivéssemos condições de sustentar a nossa própria casa! Todos são afetados por esse DESgoverno que não dá valor à educação e impossibilita qualquer chance de nós trabalhadores buscarmos uma vida mais digna para nós e nossos filhos.

     Por isso, esse ano estamos tod@s junt@s pedindo, orando e lutando por: NENHUM DIRETO A MENOS! Assim o desenho escolhido para essa Romaria tem o mapa do Estado do Paraná em um de seus extremos sendo rasgado ao meio pelas mãos dos representantes eleitos com o nosso voto e que apoiam as medidas trazidas pelo Governador Beto Richa. E em outro extremo vemos pessoas que com muita luta tentam construir nosso Paraná, representando nós, que a cada dia, com nosso suor e trabalho somos @s verdadeir@s construtores da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário